sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Justiça determina que BNB afaste advogados contratados sem concurso público

“O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Judicael Sudário, determinou que a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) afaste, de imediato, advogados contratados diretamente ou através de sociedade civil, em detrimento de candidatos aprovados em concurso para o cargo. A decisão antecipa os efeitos da tutela requerida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Ação Civil Pública. Segundo o procurador do Trabalho Francisco José Parente Vasconcelos Júnior, autor da ação, a medida judicial foi necessária após a direção do BNB ter se recusado a regularizar a situação administrativamente, mediante assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O caso foi apurado pelo MPT em procedimento instaurado após recebimento de denúncia de que o Banco mantinha contrato de terceirização de serviços advocatícios, apesar de dispor de lista de aprovados em concurso público com validade para o cargo.
Vasconcelos argumentou, na ação, que o alijamento do direito dos candidatos aprovados em concurso à nomeação por parte do BNB é recorrente. Em 2006, o Banco havia realizado concorrência para contratação de 148 advogados, ao tempo em que nomeou apenas 130 candidatos aprovados no concurso anterior, cuja validade já expirou. O concurso realizado já este ano para o cargo tem 1.164 candidatos aprovados, mas a Instituição mantém 221 prestadores de serviço na área, contratados mediante concorrência realizada desde 2009, com prazo de validade de um ano e prorrogações por até quatro anos, o que ultrapassaria a vigência do mais recente concurso (dois anos de validade com mais dois de prorrogação). “Isso pode causar prejuízos irreparáveis aos aprovados no concurso”, fris a.
O procurador cita que, em audiência, os representantes do BNB alegaram que a nomeação de aprovados no concurso está sujeita às limitações impostas pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (DEST), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “Esta justifica supõe uma conduta passível de crítica jurídica e reforma judicial, pois a mesma regra não é aplicada aos processos de contratação de escritórios de advocacia terceirizada”, avalia. Ainda conforme o procurador, embora tenha sido requisitado pelo MPT, a direção do BNB não apresentou qualquer documento que comprovasse pedido de autorização para nomeação dos candidatos aprovados no concurso, mesmo havendo demanda processual a justificar a contratação dos terceirizados.”
(Com MPT/CE)

domingo, 10 de outubro de 2010

BNB CONVOCA ATÉ O MOMENTO APENAS 189 DOS 6.639 CANDIDATOS APROVADOS NO ÚLTOMO CONCURSO

                O Banco do Nordeste do Brasil S.A. convocou até o momento, para iniciar processo de capacitação, apenas 189 dos 6.639 candidatos aprovados no concurso realizado em 2010.
                 A primeira convocação realizada pelo BNB foi em 23/07/2010, em que foram convocados 142 dos 3.962 Analistas Bancários aprovados no último certame.
                 A segunda convocação foi em 23/08/2010. Nesta foram convocados apenas 03 Analistas Técnicos, dos 806 candidatos aprovados, sendo 02 técnicos em segurança do trabalho aprovados para o pólo da Bahia e 01 técnico em enfermagem do trabalho aprovado para o pólo do Ceará.
                  A terceira e última convocação realizada até o momento pelo BNB, foi em 23/09/2010, em que foram convocados 44 Especialistas Técnicos. Deste total, 40 dos candidatos convocados foi para o cargo de advogado, 01 para o cargo de engenheiro mecânico, 01 para o cargo de engenheiro eletricista e 02 para o cargo de engenheiro civil.
                  Se somarmos os candidatos aprovados  e convocados respectivamente para as funções de Analista Bancário, Analista Técnico e Especialista  Técnico, teremos os valores de 6.639 candidatos aprovados e de apenas 189 candidatos convocados.

Fonte:
http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/o_banco/concursos_publicos/gerados/concurso2010_convocacoes.asp

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BNB convoca 44 candidatos aprovados no Concurso para Especialista Técnico de 2010

Em consulta ao cliente consulta do BNB realizada em 08/201/2010, obtive a seguinte resposta:

Prezado Sr. Antônio,

Sua mensagem foi recebida pela Central Cliente Consulta, que presta orientações sobre os produtos e serviços do Banco do Nordeste.

              Em atenção a sua solicitação, informamos que nesta data não há previsão de convocação para Analistas Técnicos.

Na oportunidade, informamos que em 24/09/2010 foram convocados, para iniciar o processo de qualificação, 44 candidatos aprovados no Concurso para Especialista Técnico de 2010, sendo 40 ADVOGADOS e 02 Engenheiros Civis, 01 Engenheiro Eletricista e 01 Engenheiro Mecânico

Segue a quantidade de convocados por polo:

Alagoas
Total de Convocações: 01
Distribuídas da seguinte maneira:
Especialista Técnico-Advogado  - 01

Bahia
Total de Convocações: 0

Ceará
Total de Convocações: 19
Distribuídas da seguinte maneira:
Especialista Técnico-Advogado – 15
Especialista Técnico-Engenheiro Civil – 02 (Ceará I)
Especialista Técnico-Engenheiro Eletricista – 01 (Ceará I)
Especialista Técnico-Engenheiro Mecânico – 01 (Ceará I)

Distrito Federal
Total de Convocações: 01
Distribuídas da seguinte maneira:
Especialista Técnico-Advogado - 01

Espírito Santo
Total de Convocações: 0

Minas Gerais
Total de Convocações: 04
Distribuídas da seguinte maneira:
Especialista Técnico-Advogado - 04


Paraíba
Total de Convocações: 01
Distribuídas da seguinte maneira:
Especialista Técnico-Advogado - 01


Pernambuco
Total de Convocações: 04
Distribuídas da seguinte maneira:
Especialista Técnico-Advogado - 04

Piauí
Total de Convocações: 08
Distribuídas da seguinte maneira:
Especialista Técnico-Advogado - 08

Rio Grande do Norte
Total de Convocações: 03
Distribuídas da seguinte maneira:
Especialista Técnico-Advogado - 03

Sergipe
Total de Convocações: 0


 Esclarecemos que a convocação de candidatos é realizada por meio de telegrama ou carta registrada.


Acrescentamos que V.S.ª poderá acompanhar as convocações através de nosso site www.bnb.gov.br, no link "Concursos".   

Agradecemos seu contato com nossa Central.

Atenciosamente,

Banco do Nordeste do Brasil S/A
Cliente Consulta

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Greve dos bancários fecha 7.437 agências

A adesão à greve dos bancários, iniciada no dia 29 de setembro, aumentou e 7.437 agências bancárias fecharam hoje, em todo Brasil, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Na greve ocorrida em 2009 os bancários paralisaram 7.222 unidades no dia de maior mobilização da greve.
Carlos Cordeiro, presidente da entidade e coordenador do Comando Nacional dos Bancários afirma que, "o fechamento de agências cresceu todos os dias desde o início da greve, mostrando o aumento da adesão dos bancários e a força do movimento".
No primeiro dia de greve, segundo a Contraf-CUT, os bancários fecharam pelo menos 3.864 agências em todas as capitais e inúmeras cidades do interior onde há presença de instituições financeiras, além de centros administrativos de todos os bancos.
Os bancários reivindicam reajuste de 11%, valorização dos pisos salariais, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), medidas de proteção à saúde com foco no combate ao assédio moral e às metas abusivas, garantia de emprego e mais contratações, entre outras coisas.
fonte: http://www.ae.com.br/institucional/
, Em Terça-feira 5/10/2010, às 22:49